Expandir o seu Ministério significa encarar novos desafios. Se a administração da sua Igreja está sendo feita de maneira organizada, a tendência natural é o crescimento. Mas quando se fala em crescimento quantitativo, não se pode perder de vista que a Igreja precisa manter a qualidade de acompanhamento de seus congregados. Nesse sentido, a organização em Pequenos Grupos ajuda a sua igreja a aproximar-se dos seus membros.

O que é uma célula?

A Bíblia compara a Igreja ao corpo humano, pois este é organizado a partir de sistemas, que são compostos por órgãos, que são um conjunto de tecidos, que são formados por células. Ou seja, a célula é base de todo o organismo. Assim é na Igreja: a célula é o que se chama de base da Comunidade Cristã. Cada célula é formada por um grupo de cinco a dez pessoas.

Funções de uma célula

Amizade e Comunhão: através do sistema de células a sua Igreja cria oportunidades para a comunhão de seus Membros e a solidificação de amizades sadias. A célula torna as pessoas mais próximas umas das outras produzindo laços afetivos significativos.

Informalidade: A prática religiosa em ambientes informais motiva as pessoas a se abrirem mais ao Espírito de Comunhão e acolhimento, o qual não seria possível em uma reunião maior.

Apoio aos membros: A célula deve ser um espaço para escuta e acolhimento dos sofrimentos e necessidades de cada Membro. É o local ideal para percebermos os irmãos que estão precisando de apoio, carentes de amor e de oração.

Pastoreio: não é possível ao Pastor de uma Igreja grande acompanhar individualmente cada membro à medida que a igreja vai crescendo. Por isso, a célula cumpre uma função fundamental de orientar os membros e mantê-los junto ao rebanho.

Formação de líderes: dentro do ambiente celular há um grande amadurecimento pessoal e espiritual, portanto, é um lugar ideal para a formação de novas lideranças por meio das quais as pessoas serão discipuladas.

Evangelismo e expansão: a unidade primária da Igreja para o evangelismo deve ser a célula. Cada Membro é incentivado a convidar sempre novas pessoas para conhecer a palavra de Jesus nas reuniões familiares. Assim que a célula cresce, já deve ser divida para formar uma nova.

Sistema de Gestão de células

A organização familiar estende os limites de crescimento da Igreja para além da capacidade do seu prédio e dos seus horários normais de funcionamento. Esse crescimento através da multiplicação de células gera um desafio para que o Pastor organize o seu Discipulado. Por isso, uma ferramenta de Gestão de Membros é essencial para a boa administração  do seu rebanho. Através desta ferramenta  os Líderes de Células poderão acompanhar o desenvolvimento passo a passo dos seus membros, convocando-o para os eventos, se comunicando de forma eficiente e gratuita, dando presença das reuniões e registrando as suas contribuições. Para o Pastor a ferramenta fornece uma visão global do crescimento e multiplicação das suas células, permitindo que ele direcione qual o melhor caminho para a expansão do seu ministério.

Quer utilizar essa ferramenta para administrar melhor os seus Membros e células? Entre em contato com a Equipe Prover e saiba como.

Gestão de Igreja em Células
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons