A missão principal de uma Igreja é levar o Evangelho para o maior número de pessoas. Embora essa não seja uma atividade com fins lucrativos, as Igrejas Evangélicas precisam estar adequadas às leis e regulamentações do setor. Por serem consideradas entidades imunes, muitos Pastores podem achar que as Igrejas não possuem obrigações contábeis, mas para manterem a sua imunidade é preciso prestar contas da organização contábil da igreja.

O que é organização contábil?

A contabilidade é uma ciência que registra todas as alterações ocorridas no patrimônio da sua Igreja, sejam elas alterações qualitativas ou quantitativas. Através desse registro você poderá acompanhar de forma completa as movimentações realizadas na sua igreja, como pagamentos, compras, vendas e entradas de dízimos. Através da análise desses dados será possível tomar as decisões corretas para o futuro, facilitando a gestão da Igreja.

Quais são as obrigações contábeis de minha igreja?

Ainda que isenta de impostos, a primeira obrigação contábil de uma Igreja é declarar o imposto de renda. Esta declaração deve ser realizada até último dia útil do mês de junho. Nela deve conter todos os ativos (bens e direitos) e passivos (débitos e obrigações), despesas e receitas do ao anterior. Além disso, a Igreja deve ser declarar os seguintes impostos: IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais). Para saber mais detalhes sobre esses impostos lei a matéria do blog Ser Divino.

Uma dica…

Diante de tantas obrigações, registrar o controle Financeiro da sua Igreja é uma tarefa que exige muita organização. Apesar de ser possível inicialmente controlar tudo pelo Excel, com o decorrer do tempo a planilha vai ficando complexa e você pode perder o controle da sua Igreja. Para facilitar essa rotina um sistema de organização reduz bastante a burocracia, retrabalho e os custos desses processos.

O Sistema de Gestão de Igrejas Prover é um software fácil de usar que ajuda a centralizar as informações financeiras integrando-a com os demais processos de administração da sua Igreja.

Gostou do conteúdo?

Quer saber mais sobre qual o melhor Sistema de Gestão para sua Igreja?

Entre em contato com equipe Prover e conheça as melhores soluções.

Contabilidade para Igrejas
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons