Principais Desafios da Gestão de uma Igreja

Publicado em 15/05/19

A administração de qualquer instituição pode ser uma tarefa difícil, afinal de contas, é necessário saber se organizar para que tudo fique em ordem. Muitas pessoas tem o costume de pensar que apenas em empresas de negócios é que a administração está inserida.

Em uma Igreja é mais que necessário cuidarmos da sua parte administrativa. Por isso, para entender melhor esse processo, vamos falar de alguns desafios da gestão de Igrejas.

 

 Definição de organização e processos

Você acha que apenas grandes Igrejas precisam ter processos de trabalho organizados? Não mesmo. Organização traz ganho de produtividade, não importa o tamanho do seu ministério.

Os processos de uma Igreja podem reunir os aspectos mais diversos como a manutenção das instalações, o calendário de eventos, a folha de pagamentos dos funcionários, e as despesas financeiras, por exemplo.

É importante que o gestor da igreja saiba administrar todos estes processo. É necessário também que se explique claramente aos membros tudo o que for efetivado na Igreja, a fim de esclarecer suas dúvidas e questionamentos diversos sobre obras, limpeza, aquisições e tudo o mais que for demandado e sobre isso falaremos no próximo tópico que abordaremos.

 

Transparência na Gestão

A transparência é muito importante na gestão da Igreja, pois, quanto mais transparência, e quanto mais se compartilhar ideias e visão, mais as pessoas trabalharão em conjunto para alcançar os mesmos objetivos. Isso vai possibilitar que sua equipe esteja sempre a par do quadro geral, concentrando sua energia para ter mais ações e resultados.

A transparência fará com que o líder conquiste a confiança dos seus liderados, e assim constrói uma comunidade motivada, engajado e determinado a alcançar os objetivos almejados pela organização.

 

Equilíbrio Financeiro

O controle e equilíbrio financeiro das empresas em geral é muito importante, certo? Pois com as igrejas não poderia ser diferente, mesmo que não tenha fins lucrativos. É necessário que as necessidades Da Comunidade sejam atendidas e a Igreja cresça de maneira saudável.  

A congregação que adota um bom sistema de gestão financeira para prestar contas a seus membros, além de ter informações para um melhor gerenciamento de seus recursos, acaba tendo maior transparência em suas operações e domínio do equilíbrio e saúde financeira de sua Igreja.

 

 

Sistema de Gestão

Ao fazer a administração da sua Igreja, você deve levar em conta as informações fornecidas pelo seu histórico de atuação, por isso, é importante que a Igreja organize o histórico de seus membros, financeiro, eventos, contabilidade, entre outros, através de um Sistema de Gestão de Igreja.

O sucesso de uma administração está na habilidade de analisar os dados de evolução da missão da Igreja e traçar previsões futuras, ajustando sempre os recursos conforme o cotidiano da Igreja.

Gostaria de conhecer uma ferramenta capaz de otimizar a Gestão da sua Igreja?

Clique aqui e faça contato com a Equipe Prover para conhecer as nossas soluções.

Gestão de Igreja
Gestão para igrejas
Desafios igrejas
Administração de igrejas
Sistema para igrejas