5 Dicas Breves e Infalíveis para uma boa Pregação

Publicado em 13/06/19

O propósito de toda pregação precisa ser a transformação de vidas, uma mensagem que não muda a vida das pessoas, não é uma pregação bíblica.

“E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de cristo.” Efésios 4 11:13

Confira agora 5 dicas simples, mas importantíssimas para ser um pregador com excelência.

 

1 - Ore

Como em tudo que vamos executar, precisamos aqui colocar Deus a frente para que nos dê seu direcionamento. Ele é único que vai nos capacitar a preparar um bom sermão. Peça que por meio do Espírito Santo Deus nos capacite e nos prepare.

2 - Tenha Conhecimento Bíblico

Estude a Bíblia e sobre os contextos históricos, além de memorizar passagens chave da Bíblia e isso não significa sair repetindo versículos bíblicos. A Palavra precisa estar entendida e gravada em seu coração.

3 - Aprenda a falar em público

Antes de mais nada, é possível dizer que uma boa oratória só se desenvolve com muita prática, estudo e paciência. Além disso, adequar o tom de voz, o ritmo de palavras por minuto e a expressão corporal também é fundamental nesse processo.

Evite jargões e vícios de linguagem, respire normalmente, interaja. Treinar em frente ao espelho e até fazer vídeos são dicas excelentes para acompanhar sua desenvoltura. Não esqueça que e muito importante praticar bastante.

4 - Identifique o tema

Uma pregação sempre terá sua base em Deus, assim como vimos no primeiro passo porque é Dele que vem o poder e autoridade de dizer a verdade, porque dele vem a verdade, dele vem a vida e dele vem a libertação. Deus é o nosso indicador para todas as coisas, por isso busque a Deus para que Ele oriente qual trecho bíblico será abordado.

Outra boa pedida é contar uma história. Conte um fato que aconteceu com você e que tem relação com o tema abordado. As pessoas se identificam e se prendem à fatos reais.

6 - Seja você mesmo

Não tente imitar o jeito de ninguém, seja você mesmo! Não imite pregações de nenhum pastor. Você pode ter grandes pregadores que te ensinam e inspiram mas inspiração não é imitação. Saiba que o Espírito Santo está esperando você ser você para poder te usar.

 

Esperamos que estas dicas sejam recebidas como bençãos para os iniciantes. Se você já é experiente, que tal nos contar como foi sua primeira pregação e compartilhar dicas com a gente? Envie para contato@sistemaprover.com.br, para nós será uma honra conhece-los!

 

dicas para pregadores
dicas de pregação