Marketing Digital – Aplicando os seus conceitos nas Igrejas

Publicado em 11/09/19

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa na internet com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. O mais legal é que as estratégias de marketing digital podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresa ou instituição, incluindo Igrejas.

Diferente das estratégias tradicionais, no marketing digital o foco é a construção de um relacionamento próximo com o seu público. Por meio do planejamento, conseguimos saber para quem e quando devemos direcionar as estratégias de comunicação.

No caso das Igrejas o objetivo é a difusão da palavra e a conquista de novos membros para o rebanho. Então devemos entender o público em potencial e desenvolver estratégias e conteúdos que despertem o interesse dessas pessoas.

Vamos enumerar a seguir algumas etapas do marketing digital que irão ajudar muito sua Igreja a ser vista e visitada por cada vez mais pessoas.

1. Planeje:

De nada adianta saber onde se quer chegar sem conhecer os meios para tal. Um objetivo sozinho não é suficiente para alcançar o sucesso. É necessário entender o destino final para que se trace um caminho.

Se o seu objetivo é atrair mais pessoas para conhecer a sua Igreja, então agora você precisa definir quais métodos e estratégias adotará para isso. Se o objetivo é converter os membros da Igreja em dizimistas regulares, deve-se considerar outro tipo de plano.

Nesse caso, pode ser que você tenha uma ou mais necessidades ao mesmo tempo, e isso não é errado. É apenas importante separar uma da outra para que cada objetivo possua o seu próprio plano de ação individual.

2. Conheça as ferramentas:

Como já falamos acima, o marketing digital pode ser subdividido em três principais categorias: SEO, Inbound e Conteúdo. Cada um deles cumpre diferentes papeis que são complementares entre si:

- SEO: É o que irá ajudar a Igreja a ser encontrada nos primeiros lugares nos mecanismos de busca da internet. Dentro do seu site são feitos textos utilizando palavras-chave que tenham relação com seus objetivos pré-estabelecidos. Dessa forma, quando uma pessoa pesquisar no Google os temas relacionados às suas estratégias, as chances da sua Igreja aparecer por primeiro na lista de buscas fica muito maior.

- Inbound: É o conjunto de estratégias que define um ou mais perfis de público que você deseja atrair, e por meio dessa definição são desenvolvidos conteúdos como posts de blog (que pode ser dentro ou fora do domínio do seu site), e-mail marketing e e-books sobre determinados assuntos relacionados ao seu objetivo (dízimo, palavra, ministérios). Através desses conteúdos, você vai construindo um relacionamento de confiança e credibilidade com seu público, despertando assim o interesse e tornando-se referência.

- Conteúdo: Redes sociais são suas aliadas! Utilize o Facebook e Instagram para postagens sobre o conteúdo que está sendo abordado no blog, mas também para falar sobre os cultos, dia a dia da Igreja, mostrar as pessoas que fazem parte dela, as células, os trabalhos de evangelização que ocorrem lá dentro.

Essas redes são o canal perfeito para a humanização da Igreja e para mostrar como é legal fazer parte do seu rebanho. Desperte nas pessoas a vontade de conhecer e fazer parte da vida Cristã!

3. Acompanhe os resultados:

O mais legal de utilizar o marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real. Saber se os esforços e investimentos estão dando certo, se as pessoas tem realmente se interessado pelo conteúdo que você oferece e que tipo de conteúdo gera mais engajamento.

Dessa forma, você saberá o que produzir mais ou menos e entenderá as carências e necessidades do seu público.

 

Nosso Sistema conta com a ferramenta de geração de relatórios de acompanhamento, além da opção de hospedagem de um site, no qual você pode divulgar a palavra e todas as atividades da sua Igreja.

Você não precisa contratar vários sistemas diferentes, com o Prover tudo fica agrupado e com fácil acesso tanto pelo computador quanto pelo seu celular!

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