close

Durante a pandemia a Igreja precisou encontrar novas oportunidades para oferecer uma experiência de adoração segura e cativante. Saber o que e como oferecer foi um dos maiores desafios dos líderes.  As igrejas ainda estão se adaptando a esses tempos difíceis, mudando a forma como se apresentam online, e nós, da Plataforma Prover, assumimos o compromisso de ajudar e facilitar esta adaptação ao online, para que assim, possam focar nos verdadeiros objetivos da adoração.

Confira neste post 12 pontos para considerar ao fazer um Culto Online:

1. Equipe de mídia

Procure na Igreja pessoas que tenham facilidade com tecnologias, que sabem mexer com equipamentos diversos, e crie uma equipe responsável pelas transmissões ao vivo.

2. Equipamentos

As transmissões podem ser feitas via celular ou notebook, sem problemas. Mas se existe o interesse de oferecer uma experiência mais completa, preparamos uma post super legal no nosso Instagram com uma lista dos 10 tipos de equipamentos que não podem faltar no seu evento online da igreja. Confira aqui

3. Ambiente para gravação

Comece analisando os ambientes disponíveis para gravação, procure um ambiente mais íntimo em vez da Igreja vazia. Seja criativo!

4. Áudio e vídeo

Sua congregação está online, então ajuste o seu áudio para eles, não para a Igreja. O responsável pelo áudio deve colocar fones de ouvido e garantir que o som do vídeo esteja claro.

Certifique-se de que os líderes estão bem iluminados e que a luz de fundo não é mais brilhante do que a luz de primeiro plano. 

5. Converse com a sua audiência

Você está falando para sua congregação através da câmera, então olhe para eles. Não finja que as pessoas estão em um auditório vazio. Converse diretamente com a câmera.

6. Procure os melhores ângulos

Não mostre sua igreja ou um palco vazio. Procure ângulos próximos da câmera pois eles se adaptam melhor em computadores, telefones celulares e tablets. 

7. Seja sucinto e impactante

A maioria das pessoas não se conecta por muito tempo em culto online. Seja sucinto e impactante, sugerimos que o culto dure de 40 a 50 minutos. Lembre-se que as famílias podem não estar em ambientes tranquilos, elas estão em casa com muitas distrações.

8. Interaja com os membros

Defina um membro da sua equipe para interagir ao vivo com as pessoas que estão assistindo. Responda os comentários e procure abrir um diálogo. 

9. Frequência

A igreja precisa aumentar a sua presença online com conteúdo de qualidade, assim as pessoas perceberão que a igreja é um compromisso diário, não apenas um evento dominical. 

Considere realizar lives menores, como por exemplo uma reunião diária de oração online com uma mensagem curta, e então convide as pessoas para os cultos de fim de semana online. 

Dê a eles meios saudáveis ??para conectar seus corações a Deus.

10. Envolva as famílias no Culto

Isso ajuda a criar um senso de comunidade à medida que as pessoas se veem e ouvem umas das outras, e, de fato, ajudará seu povo a ter um papel mais ativo na adoração. Aqui estão algumas ideias:

Mostre as pessoas adorando em casa durante o seu culto. Peça para algumas famílias liguem a câmera para capturá-los enquanto assistem e interagem com a mensagem. 

Ao invés do pastor ou membro da equipe de louvor orar, peça às famílias vídeos de um deles orando para ser incluído no culto. Você também pode pedir a uma família que prepare um vídeo dando as boas-vindas aos espectadores.

Compartilhe um vídeo de missões nas quais sua igreja está envolvida atualmente. Mostre a sua comunidade é ativa em missões durante esses tempos difíceis.

Compartilhe testemunhos em vídeo do que Deus está fazendo na vida de seu povo.

11. Conecte-se com todas as possibilidades

Ajude os membros da sua igreja a encontrar maneiras de se conectar com outras pessoas. Crie caminhos intencionais para as pessoas darem os próximos passos. Ofereça uma sessão de bate-papo após o término do vídeo, onde as pessoas podem comentar e fazer perguntas.

Integre suas lives as redes sociais e ao site da igreja. Com a Plataforma Prover isso é bem fácil, preparamos um material completíssimo com todas as informações para isso. Clique aqui

12. Avalie!

Assista ao culto e veja o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Continue trabalhando para ser o mais envolvente e abençoado possível.

Potencialize a gestão da sua igreja com uma plataforma online integrada

A Plataforma Prover centraliza todos os setores da sua igreja em uma única plataforma através de soluções integradas e inteligentes.        

Agende uma apresentação e descubra como a Prover pode te ajudar a revolucionar a gestão da sua igreja

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.