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Você sabe o que é Direito de Imagem nas Igrejas? Uma imagem registrada fora de contexto sem os devidos cuidados pode trazer problemas sérios para a sua igreja. Hoje em dia, existem técnicas e cuidados que protegem a pessoa, sem que a igreja perca imagens que retratam sua essência, seu cuidado com as pessoas e registros significativos de suas celebrações, afinal a igreja é corpo de Cristo.

Antes de registrar qualquer imagem dos membros e visitantes na igreja, é preciso solicitar o Termo de autorização de uso de imagem. Esse documento comprova e autoriza a igreja a utilizar essas imagens nos canais de comunicação do ministério, que não deve se destinar a fins comerciais.

Lembrando que a imagem não é apenas um atributo físico, o direito de imagem está ligado à transmissão dos cultos. Para que sua igreja não cometa erros com Direito de Imagem nem fique com dúvidas, separamos as melhores práticas no uso e captação de imagem no ministério de comunicação: 

- Para registrar e divulgar a imagem do membro ou visitante, você precisa de uma autorização específica. Acesse agora o Para isso, sua igreja deve consultar um especialista que irá determinar quais são os termos corretos para o caso. 

- No caso de registro visual de menores de idade, a imagem é considerada um dado extremamente sensível e vulnerável. Então, o responsável precisa assinar o termo de autorização de uso de imagem. Dica: Evite registrar a imagem de menores de idade de forma individual nas atividades da igreja, utilize técnicas de edição de imagens para retirar a nitidez e clareza ou registre imagens somente no coletivo;

- Use o Aplicativo da igreja para obter o consentimento. Clique aqui e saiba como. 

- Caso o visitante ou até mesmo o membro não autorize o registro da imagem, reserve um lugar específico para essas pessoas. Nesse local, a câmera da transmissão do culto, por exemplo, não registrará a imagem de ninguém.

- Para os materiais digitais e impressos, prefira utilizar imagens de bancos de imagens, assim as fotos são de direitos autorais livres, mas não esqueça de dar os créditos.

Sempre questione a origem da imagem e materiais que você receber. Tenha o bom senso na hora de publicar as imagens que serão utilizadas na mídia.

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